Skip to main content
The Green Track
Clima

Apoiar os esforços de atenuação das alterações climáticas e adaptação às mesmas

A campanha #TheGreenTrack envolve jovens europeus na luta por um futuro mais sustentável. Aborda temas importantes como as alterações climáticas.

Qual é o desafio?

As alterações climáticas são um dos maiores desafios para o nosso planeta. Como consequência da atividade humana, as temperaturas globais estão a aumentar, as secas e os incêndios são cada vez mais frequentes, os padrões de precipitação estão a alterar-se, os glaciares e as neves estão a derreter e o nível global do mar está a subir.

A perda de biodiversidade e a crise climática estão estreitamente ligadas e reforçam-se mutuamente. A proteção da biodiversidade e o restauro dos ecossistemas são formas excelentes de contrariar os efeitos das alterações climáticas. Por outro lado, a destruição da natureza acelera o aquecimento global e faz com que os ecossistemas danificados libertem dióxido de carbono, ao invés de o armazenar.

É fundamental, nesta década, reduzir para metade as emissões resultantes das atividades humanas e inverter a perda de natureza. Caso contrário, não será possível limitar o aquecimento global a 1,5 ºC.

Qual é a resposta da UE?

Para alcançar o objetivo de 1,5 ºC, a União Europeia fixou a meta de alcançar a neutralidade climática até 2050 e de reduzir, até 2030, as suas emissões em 55 % em relação aos níveis de 1990. Para alcançar estes objetivos de descarbonização, é necessário reduzir as emissões em todos os setores da economia – da indústria e energia até aos transportes e à agricultura. Em julho de 2021, a UE apresentou um plano pormenorizado para toda a economia europeia tendo em vista a consecução destas metas, incluindo propostas de revisão das principais leis europeias em matéria de clima, energia, uso do solo, transportes e fiscalidade, a fim de assegurar as reduções adicionais das emissões para 2030.

As alterações climáticas são uma ameaça global que só pode ser travada por uma resposta global. A UE envolve e apoia ativamente os seus parceiros internacionais no domínio da ação climática, nomeadamente com os dados do serviço de monitorização das alterações climáticas Copernicus (C3S), sujeitos a controlo de qualidade.

Paralelamente à redução das emissões, a UE está a adotar medidas em matéria de adaptação às alterações climáticas para enfrentar os seus impactos inevitáveis.

Pode acompanhar aqui os progressos da ação climática da UE.

As principais leis e estratégias da UE para a luta contra as alterações climáticas são as seguintes:

Estas estratégias são apoiadas por outras iniciativas específicas por setor, nomeadamente:

Veja como a UE está a combater as alterações climáticas

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, fala sobre o plano da Europa de se tornar o primeiro continente neutro em carbono

 

Participe

Certifique-se de que acompanha os eventos da campanha, que participa na campanha #TheGreenTrack na Internet e que se junta a nós nos próximos Green Track Stops.

Acompanhe a conversa